Genotipagem Molecular

Controle de qualidade e verificação de contaminantes.

A metodologia da genotipagem de microorganismos tem inicio com a extração de DNA diretamente das colônicas isoladas seguido da emplificação de ácidos nucleidos (PCR) de regiões conservadas do DNA entre os microorganismos. O produto da PCR (amplicon) é sequenciado e o resultado comparado em bancos genômicos conferindo um resultado rápido e confiável. Em geral, 99% de identidade entre duas sequências indica organismos pertencentes a uma mesma espécie.

Processo

O capítulo 1113 da USP (United States Pharmacopeia) recomenda que a investigação até o nível de espécie seja realizada por genotipagem molecular.

Identificação
de Origem

O rápido ciclo de vida dos microrganismos aliado à propensão a erros de suas enzimas internas acaba gerando mudanças que podem comprometer o sistema produtivo. Para certificar que os microrganismos utilizados no processo industrial e na composição de produtos sejam iguais aos especificados no rótulo e no registro inicial do produto, a Gentros oferece o serviço de identificação de origem a partir do processo de Genotipagem Molecular.

A análise é realizada pela técnica de PCR- RFLP permitindo assegurar a qualidade do produto e do processo produtivo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a rotulagem de substâncias alergênicas em alimentos complementando à resolução RDC nº 259/2002, que aprova o regulamento técnico para rotulagem de alimentos embalados, e à Lei nº 10.674/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade sobre a presença do glúten em produtos alimentícios.

Rotulagem
de Alergênicos

Para a maioria dos alimentos alergênicos, não existe informações da dose limite segura para a sua ingestão, portanto a única opção para as pessoas alérgicas é evitar totalmente o alimento e seus derivados tornando a rotulagem dos alimentos um aliado imprescindível para a população. A Gentros oferece testes seguros e rápidos baseados em PCR para detecção e quantificação de substâncias alergênicas em alimentos in natura ou processados.